O bioetanol é um tipo de biocombustível que compreende todos os processos de obtenção de etanol com origem biológica, cuja matéria-prima é biomassa, por exemplo cana-de-açúcar, milho e celulose. É obtido a partir da fermentação alcoólica da matéria orgânica que constitui a matéria-prima.
No Brasil, é produzido em grande escala a partir da cana-de-açúcar, sendo este processo o mais eficiente visto que por cada unidade de energia utilizada no processo de produção, obtêm-se 8 unidades de energia sob a forma de etanol.
Nos EUA, produz-se bioetanol através do milho, sendo o processo muito pouco eficiente pois a relação dispêndio-obtenção de energia é de 1 para 1,3.
Em França, é ainda obtido bioetanol utilizando beterraba, através de um processo pouco mais eficiente que o americano, com uma relação de 1 para 1,5.
De qualquer das formas, o bioetanol é muito criticado por ser considerado um desperdício de produtos agrícolas que poderiam alimentar seres vivos, e por ser responsável pela desflorestação de grandes áreas verdes.
Sem comentários:
Enviar um comentário