A Fusão Nuclear é uma tecnologia que está em grande destaque, sendo vista como possível substitúta das actuais fontes de energia (petróleo, carvão, gás natural e energia nuclear por cisão de elementos pesados).
- O que é a Energia Nuclear por Fusão de Núcleos Leves? - A fusão nuclear é um tipo de reacções nucleares, em que dois nucleos de átomos leves (Hidrogénio) fundem-se libertando energia e originando elementos mais pesados (Hélio). Estas reacções são muito comuns nas estrelas, como por exemplo o Sol, e são nada mais do que a fonte de energia destas, em que o combustível (o hidrogénio) reage, dando origem a elementos mais pesados, e libertando energia. Pensa-se até que foi através destas reacções que a maioria dos elementos químicos nossos conhecidos se formaram, tendo como "matéria original" o Hidrogénio.
- Fusão Nuclear vs Cisão (Fissão) Nuclear - A energia nuclear já não é nenhum mistério para nós, visto que há anos que é utilizada para produzir energia. Essa energia nuclear é denominada de Energia Nuclear por Cisão de Átomos Pesados, ou seja, em termos leigos, a separação (ou cisão) de átomos pesados e instáveis (p.ex. urânio) libertando energia e dando origem a matéria mais leve e estável. No entanto, esta fonte de energia tem muitos inconvenientes, sendo um dos mais preocupantes a origem de produtos radioactivos e tóxicos, e o risco de contaminação ambiental. Já a fusão nuclear não possui esse inconvenientes, visto que apenas se origina Hélio, ou outros elementos inofensivos, apesar de possuir outras desvantagens. A fusão nuclear, tal como a fissão nuclear, permite a produção de quantidades enormes, talvez até mais, de energia.
- Desvantagens da fusão nuclear - Actualmente, a maior desvantagem desta tecnologia é os custos, ainda acarreta custos elevadíssimos para a produção de quantidades mínimas de energia, visto ser uma tecnologia muito nova e pouco investigada. É tão dispendiosa que o único reactor nuclear de fusão, o ITER (ainda em construção), resulta do esforço e investimento de muitos países, entre os quais a UE, China, EUA, Japão, entre outros. Outro problema é as condições em que ocorrem as reacções de fusão. Estas reacções ocorrem a elevadíssimas tempreaturas (cerca de 100 milhões de graus Celsius), o que nas estrelas ocorre devido à elevada massa e atracção gravítica destas. Ora, no nosso planeta, a obtenção dessas condições é muito difícil, tal como a tentativa de contê-las visto que a essas temperaturas não há material que resista. Devido aos seus custos, torna-se quase impossível de um só país investir sozinho na construção do reactor, e na produção de energia por este método. A solução passa pelo investimento conjunto entre vários países. Como um único reactor produz massivas quantidades de energia, há a possibilidade de vários países obterem a sua energia de um reactor comum, reduzindo os custos acarretados pelos países.
Mais informações:
http://energia_do_fuego.tripod.com/quimica.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fus%C3%A3o_nuclear
http://en.wikipedia.org/wiki/Nuclear_fusion
Sem comentários:
Enviar um comentário